quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

COMO LER BEM!!! Para as turmas (5A, 5E,6A ,7A,7B,7C,7D,8A)

Atividades de leitura e produção de texto para semana de rodízio 


1° Ler o Texto 'Como ler bem'(Abaixo); (5A, 5E, 6A,7A,7B,7C,7D,8A)
2°Retirar do texto três dicas que julgar mais importante para uma boa leitura e justificar;(6A,7A,7B,7C,7D,8A)
 3° Ler a letra da música 'Vilarejo' e produzir um texto que exprima sua opinião sobre a letra. O que você achou da letra? O que é importante? Qual a relação da música com a atualidade? Etc.(APENAS PARA 7A,7B,7C,7D)

Link para letra da música:

Link para vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=u8M8lBTXxik
Boa Leitura!!!!!!



O texto abaixo nos dá uma dica sobre como fazer uma boa leitura!!!!

COMO LER BEM?

"Ler um livro é estabelecer um diálogo animado pelo desejo de compreender. Nossa leitura deve ser governada por um princípio fundamental de respeito à voz que nos fala no livro. Não temos o direito de desprezar um livro só porque contradiz nossas convicções, como também não devemos elogiá-lo incondicionalmente se estiver de acordo com elas". (Prof. Armando Zubizarreta).
 
Qualquer leitor, portanto, tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler: disposto a aprender e aproveitar a leitura. Mesmo em caso de tratar-se, à primeira vista, de mera tarefa e não de algo que possa lhe dar prazer. Essa preparação exige dois pré-requisitos: prestar atenção   e   evitar   a   avidez.   Devorar   centenas   de   páginas   não   leva   a   nada. 
Você vai ler? Saiba então que a compreensão de um texto exige mais do que o simples correr dos olhos sobre as letras. Comece por escolher um local tranquilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura. Recomenda-se, em geral, que não se passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Isso você pode conseguir, voltando e relendo o trecho quantas vezes forem necessárias e, se preciso, recorrendo a dicionários e enciclopédias. No entanto, não se deve interromper demais a leitura. 
Por isso, conforme-se em aprender o significado geral, sabendo que,   com   o   hábito   de   ler,   essa   tarefa   vai   ficar   cada   vez   mais   fácil. Lembre-se sempre que um mínimo de disciplina é indispensável ao leitor que quer ou precisa aprender. A leitura, para ser mais produtiva, pode ser dividida em fases:
   »   Faça um reconhecimento do texto para saber de que assunto trata. Mesmo no caso de romance é bom ter uma ideia do tema central.
    »     Procure isolar as informações principais. Para isso, é bom sublinhar ou assinalar passagens.
   »   Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
    »     Procure separar os fatos, das interpretações que deles faz o autor. Retome as
informações essenciais que foram isoladas anteriormente, para saber que relações existem entre elas.

É isso ai!!!






10 comentários:

  1. achei muito legal foi um bom trabalho que
    quanto mais pessoas leem mais vai ensinar. tchau bjs.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito eu vou ler muito mais achei muito legal esse trabalho que quanto mais pessoas ler mais ensinar .tchau

    ResponderExcluir
  3. kde o outro textOOOOOO professora¿

    ResponderExcluir
  4. O outro esta no outro link http://leitoresrede.blogspot.com/2010/03/atividades-para-semana-de-rodizio-5a-e.html

    ResponderExcluir
  5. professora cade as pergunta

    ResponderExcluir
  6. as perguntas estão junto com o outro texto, que está postado no link atividades para semana de rodízio da 5 a e e, tem que descer a página

    ResponderExcluir
  7. o nome do texto é O Leão, o Asno, e a Raposa

    ResponderExcluir
  8. é prof adorei o texto como se ler bem muito interessante

    ResponderExcluir